quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Revolução Industrial na Geografia


A cidade é a mais impressionante forma de transformaçao do espaço geografico realizado pelo ser humano.Hoje é muito dificil imaginar a vida fora da cidade ou mesmo fugir da influencia urbana. O processo de urbanização tornou- se um fenomeno mundial a partir da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, no século XIX e as cidades tranformaram-se no principal centro produtivo, tecnologico, cultural e de irradiação da modernidade.
Mas o crescimento economico conquistado com a industrialização não havia levado a melhoria da qualidade de vida da população urbana.
A miséria e as condições insalubres de moradia do proletariado urbano constituiam ameaças permanentes de convulções sociais e revoltas populares. Nas cidades industriais do século XIX( principalmente na EUROPA) um número crescente de trabalhadores viviam em habitações deterioradas, em locais sem saneamento básico nem serviço de coleta de lixo. Com isso os socialistas acreditavam que a insatisfação das camadas populares levaria a revolução socialista.
Diante dessa situação, o estado adotou o planejamento urbano para resolver os problemas socias causados pelo desenvolvimento do capitalismo industrial ,procurou reorganizar as cidades para estabelecer uma relação equilibrada entre o espaço urbano e a sociedade.

O urbanismo do seculo XX foi marcado pelo funcinalismo, isto e a estetica devia estar de acordo com as necessidades basicas e a vida social do ser humano:as novas novas conquistas tecnologicas deviam ser incorporadas na construção das cidades em perfeita harmonia com a vida cotidiana.

Um exemplo de orgão que cuida desses serviços e a ABNT(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS).
(ESCRITO POR NATHALIA SILVA CARDOSO).

Nenhum comentário: